Radioamadorismo e Experimentação
Recentemente, um dos meus rádios utilizados para radioamadorismo queimou. Tentei utilizar uma pingadeira de muro como antena, mas a tinta da pingadeira impediu o contato elétrico entre a pingadeira e o rádio, então o rádio queimou seu transistor de saída.
Pode parecer uma situação ruim (e é), mas é algo normal no radioamadorismo. É um hobby no qual os praticantes não apenas ligam seus rádios e se comunicam entre si, mas experimentam com novas formas de se comunicar, como por exemplo utilizar uma pingadeira de muro como antena para poder operar de casa, ao invés de precisar ir para um campo aberto para montar uma antena “convencional”.
Óbvio, nem todo experimento dá certo. Se todos fossem bem-sucedidos, não seriam experimentos. Ainda assim, se fosse para só ligar o rádio e conversar, eu não seria radioamador, eu usaria a internet e conversaria via Discord, IRC, Telegram, Whatsapp ou algo do tipo.
O divertido do radioamadorismo é experimentar, é lidar com situações adversas (equipamentos caros, potência baixa, propagação ruim) e superá-las, comunicando-se com pessoas do outro lado do mundo com menos potência que uma lâmpada de LED convencional (muito menos potência!).