Mais uma vez, abri meu PSP para consertá-lo. PSPs possuem um supercapacitor em suas placas-mãe que armazena energia para manter o relógio do PSP em dia, mesmo sem bateria. Com o tempo, esse supercapacitor falhará e, muitas vezes, irá causar problemas de dreno de bateria. No caso de PSPs da série 3000 (o meu é um PSP 3010), isso é bem comum. Então, eu abri meu PSP (com muita dificuldade), e pedi para um colega meu com bem mais experiência em eletrônica que eu dessoldar o supercapacitor. Ele conseguiu (mas arrancou a pad do supercapacitor), e eu remontei o PSP.

Pode parecer que o PSP não funcionaria após remover um componente da placa-mãe dele, mas aquele supercapacitor realmente só serve para manter o relógio em dia quando o PSP está sem bateria, então na prática o PSP funciona que nem antes.

Após esse conserto (uns meses depois), comprei uma bateria para o PSP na Shopee (péssima ideia). Era uma daquelas baterias genéricas, case preta com texto em branco na case. A bateria começou funcionando bem, testei ela jogando um certo jogo japonês de uma certa personagem de um certo programa de computador famoso que foi utilizado para produzir certas músicas. A bateria durou um pouco menos de 2h nesse jogo. Mas, quando fui recarregá-la, a bateria simplesmente não recarregou, e eu tive que devolver ela ao vendedor.

Agora que irei para a China, vou comprar uma bateria da marca Ostent lá. O youtuber “TotalKommando” fez um vídeo no qual ele testou dezenas de baterias de PSP, e determinou que as da Ostent são as melhores. Infelizmente o AliExpress parou de enviar baterias para o Brasil, mas ainda dá para comprar na Amazon… por 200 reais (incluindo imposto). Na Taobao (AliExpress para o mercado interno chinês) essa bateria custa… 45RMB (uns R$35,00).